
Uma história sobre as relações de honra e orgulho ao Rio Grande. É sobre esse tema que o novo curta da AbsolutA trata. "Um Lenço Farrapo" é inspirado na poesia "O Retorno do Bravo", de Ubirajara Rafo Constante declamada pelo tradicionalista Omair Ribeiro Trindade.
O curta conta a história de um velho guerreiro, Velho Maneco (Omair Trindade) reconhecido pela sua coragem, que manda o filho para lutar na Guerra. O orgulho do povo gaúcho, a hombridade, a honra falam mais alto que as relações de sangue.
O filho Ruben (Marcelo Donini) voltará da sangrenta batalha? E o fiel amigo de Velho Maneco, Don Vicente (Davi de Souza) honrará o nome do velho companheiro de lutas? "Um Lenço Farrapo" foi financiado pela prefeitura de Caxias do Sul por meio do Fundoprocultura e é uma das maiores produções realizadas com esse aporte feitas na região: são mais de quarenta figurantes, cavalos, armas, roupas, acessórios e cenários de época com locações em fazendas do interior do município.
A equipe - toda formada por profissionais caxienses - é composta por aproximadamente vinte pessoas. Produzido pela AbsolutA - que lançou em 2005 o documentário "Efeito Dominó" -, "Um Lenço Farrapo" tem na direção o jornalista e sócio da AbsolutA Leonardo Vivan.